A CAMPANHA

Aproximar os Cartórios paulistas das escolas estaduais. Este é o principal objetivo do Projeto Adoção Afetiva, no qual notários e registradores poderão adotar uma escola para promover atividades conjuntas em benefício da comunidade (pais e alunos), essenciais na formação de cidadãos conscientes.

Trata-se de um projeto não oneroso, permitindo um acolhimento por parte da direção da Escola adotada e o estreitamento de laços sem qualquer tipo de contrato, termo ou acordo burocrático.

O Projeto é uma parceria entre a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP) e a Secretária da Educação, com o apoio das associações representativas da atividade extrajudicial: SINOREG/SPARISP, ARPENSP, CNB-SPIEPTB/SP e IRTDPJ/SP e do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

AÇÕES

Para a realização de um projeto desse porte é necessário apoio tanto dentro da escola (coordenadores, professores, alunos e funcionários) como fora dela (vizinhança, ONGs, comércio e imprensa locais, associação do bairro, etc.). Para isso, os trâmites das ações funcionarão da seguinte forma:

Passo 1: A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, após demonstração de interesse por parte do “adotante/cartório”, indicará a escola a ser adotada.

Passo 2: Caberá ao Cartório a escolha da Escola Estadual.

Passo 3: Após a seleção, a Secretaria agendará uma reunião entre a direção da Escola a ser adotada e o futuro adotante, permitindo uma aproximação inicial.

QUAIS ATIVIDADES MEU CARTÓRIO PODE DESENVOLVER NA ESCOLA?

Existem muitas ações que podem ser desenvolvidas por parte dos “adotantes”, considerando os diferentes públicos – alunos, educadores, pais e comunidade – como:

– Pintura da Escola;

– Reformas de pequena monta;

– Participação das atividades sociais da Escola: bingo, bazar, quermesse, campanha do agasalho, etc;

– Participação da Escola em atividades realizadas pelo adotante;

– Demais atividades e ações acordadas entre adotante e Escola adotada;

– Palestras sobre “Justiça Restaurativa”;

– Formação de “Mediadores Mirins”;

– Participação como voluntários em aulas de reforço escolar;

– Participação com voluntários no “Programa Escola da Família”;

– Cursos de Formação de Professores na área de mediação comunitária de conflitos;

– Campanhas institucionais de apoio às Escolas adotadas.

FUTURO  

A ANOREG/SP e a Secretária da Educação pretendem criar uma data para o Dia Estadual da Adoção Afetiva – que pode ser realizado anualmente – onde os cartórios interessados e as escolas escolhidas promoverão atividades conjuntas em benefício da comunidade (pais e alunos). Sugere-se a realização de Palestras de Cidadania e Esclarecimentos de Dúvidas de família, propriedades e economia familiar para a comunidade.

As entidades pretendem criar também um prêmio que, anualmente reconhecerá as iniciativas mais criativas em benefício da comunidade local, com a definição de uma comissão de avaliação – com membros das entidades participantes e da imprensa.

Por último, será editada uma revista/livro com o resumo do projeto e as ações realizadas.

OS CARTÓRIOS

Presentes em todo o Estado de São Paulo, os 1546 Cartórios paulistas fazem parte do decorrer da vida de toda a população desde o nascimento até a morte, ou seja, qualquer relação privada que se tenha em mente, poderá atuar o tabelião ou registrador.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha no final de 2016 constatou que os Cartórios são as instituições mais confiáveis do País, dentre todas as instituições públicas e privadas avaliadas. Por isto, os serviços extrajudiciais são considerados o melhor caminho, tendo em vista a rapidez e confiabilidade dos serviços prestados.

SOBRE ANOREG/SP

A Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP) é uma entidade sem fins econômicos, filiada à Associação Nacional dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG-BR) criada em 1928 com o objetivo de promover a união em defesa dos direitos e interesses dos cartórios paulistas.

A Associação congrega os titulares de todas as especialidades de cartórios extrajudiciais: Registro Civil de Pessoas Naturais, Tabelionato de Notas, Registro de Imóveis, Tabelionato de Protestos, Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica.

Rua Quintino Bocaiuva, N° 107, 8° andar – São Paulo/SP 
CEP: 01004-010 – Tel: (11) 3111-6363 – [email protected] 
Imprensa: (11) 3104-7675 – [email protected]
URL: www.anoregsp.org.br


ANOREG/SP

A Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP) é uma entidade sem fins econômicos, filiada à Associação Nacional dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG-BR) criada em 1928 com o objetivo de promover a união em defesa dos direitos e interesses dos cartórios paulistas.

TJ-SP
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo é considerado o maior Tribunal do mundo em volume de processos. O número de ações demandadas no judiciário estadual paulista corresponde a 25% do total de processos em andamento na Justiça brasileira (de acordo com dados do relatório “Justiça em Números 2017”, produzido pelo Conselho Nacional de Justiça). Consequentemente, é o tribunal com a maior força de trabalho: 2,6 mil magistrados e aproximadamente 43 mil servidores, em 319 comarcas do Estado.


Secretaria da Educação

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo possui a maior rede de ensino do Brasil, com 5,3 mil escolas, 230 mil professores, 59 mil servidores e mais de quatro milhões de alunos. Até 2011, a SEE esteve organizada em sete órgãos centrais e dois órgãos vinculados.